Os efeitos do hormônio em ambos os sexos

A testosterona é um hormônio predominantemente masculino, pois seus níveis são de 20 a 30 vezes mais altos nos homens do que nas mulheres. No entanto, está presente em ambos os sexos e tem relação direta com o bem-estar e a saúde.

No sexo feminino, o hormônio é produzido nos ovários e nas glândulas suprarrenais. Entre suas inúmeras funções estão: auxiliar no processo de reprodução, fornecer energia, impulsionar a formação de massa muscular e emagrecimento, aumentar a libido, elevar a capacidade da memória, ter efeito antidepressivo e cardioprotetor.

Como principal hormônio masculino, ela atua tanto no desenvolvimento dos tecidos reprodutores quanto no comportamento e desempenho físico e sexual, sendo diretamente relacionada com a fertilidade. Ela afeta também a motivação, produção de massa muscular, saúde dos ossos, crescimento de pelos e estimulação de células vermelhas no sangue.

Com o passar da idade, os níveis de testosterona diminuem progressivamente e são afetados diretamente pela adoção de certos hábitos, como  sedentarismo, alimentação inadequada, falta de sono, doenças crônicas, uso indevido de medicamentos e estresse.

Para medir a quantidade de testosterona, deve ser feito um exame de sangue específico para este hormônio, juntamente com outros que serão definidos pelo seu urologista, que poderá então avaliar se a suplementação é realmente necessária. Entretanto, existem formas naturais de estimular a produção desse hormônio, sendo o aumento no consumo de alimentos ricos em zinco, vitamina A e D, como castanhas, sementes de girassol, ovos, espinafre e óleo de peixe e a exclusão de alimentos ricos em açúcar e soja. Não menos importante, manejar o estresse e praticar exercícios físicos com regularidade também auxilia.

De forma geral, a adoção de um estilo de vida saudável é essencial, pois pode retardar ou impedir o aparecimento da deficiência de testosterona e seus sintomas. O Instituto Ellos de Medicina indica a realização de visitas regulares ao Urologista para que seja feita a avaliação dos níveis de testosterona, visto que a baixa dosagem pode implicar em outros problemas de saúde. Entre em contato conosco.