Quando se trata de cólica renal, um quadro de dor aguda, é preciso agir rápido para garantir o bem-estar do paciente. Para se ter ideia, de acordo com o departamento de Endourologia e Calculose da Sociedade Brasileira de Urologia, uma em cada 10 pessoas no Brasil sofre de cálculo renal. “É uma condição mais comum entre adultos jovens, de 20 a 35 anos e acomete com mais frequência os homens”, lembra o urologista do Instituto Ellos de Medicina, Dr. Bruno Resende. Vale reforçar que no verão, a incidência de cálculo renal costuma a ser 30% maior que em outros períodos do ano, já que o aumento da transpiração e a maior concentração da urina facilita a formação de pedras. Conheça a seguir quais os tratamentos mais indicados para cálculo renal.
Por que cálculo renal causa tanta dor?
O cálculo renal é uma formação endurecida que causa dor quando obstrui o canal que leva a urina do rim até a bexiga, que se chama ureter. Esta obstrução impede a passagem de urina do lado onde está localizada a pedra, causando essa dor que todo mundo conhece e leva o paciente ao pronto-socorro.
Quais tratamentos são mais indicados para Cálculo Renal?
O principal objetivo dos tratamentos de cálculo renal é a desobstrução urinária e ele depende e pode variar de acordo com cada paciente. “O tratamento varia de acordo com o tamanho e a localização da pedra”, alerta Dr. Bruno. Entre os principais estão:
-
Uso de medicamentos para melhora da dor de calculo renal?
Cálculos menores que 4 mm têm mais de 70% de chance de serem eliminados sem necessidade de procedimentos. “Em muitos casos, o tratamento se dá através da utilização de analgésicos e anti-inflamatórios para controle da dor, até que naturalmente o paciente consiga expelir a pedra”. Além disso, é necessário ficar atento à dieta, com redução do sódio por exemplo.
-
Litotripsia extracorpórea
Caracteriza-se pela fragmentação dos cálculos através de um aparelho de ultrassom, para que elas se tornem menores e possam ser eliminadas pela via urinária com auxílio de remédios.
-
Cirurgia
A cirurgia de retirada de cálculo renal é feita através da introdução de um pequeno aparelho pelo canal da urina até a localização da pedra. Nesse caso, são utilizados aparelhos semirrígidos, flexíveis e até mesmo descartáveis. Ao encontrar a pedra, utiliza-se um laser para fragmentar o cálculo renal em pequenos pedaços, que serão retirados por uma pequena cesta. Esse procedimento pode ser indicado para pedras de quase todos os tamanhos e é o método mais indicado de resolução rápida das cólicas.
Riscos da cólica renal não tratada
Entre os principais riscos de ter uma cólica e não procurar atendimento médico, estão as lesões no rim, pelo fato deles estarem obstruídos, além das possíveis graves infecções urinárias. Por isso, é importante procurar um médico quando tiver sintomas de cólica renal. São eles:
- Dor de difícil controle com comprimidos analgésicos e anti-inflamatórios; - Sangramento na urina; - Febre (temperatura maior que 37,8ºC); - Enjoos e vômitos; - Dificuldade para urinar.
Dica:
Muitos problemas causados pelas pedras podem ser evitados com o aumento da ingestão de água diariamente e outras medidas que você irá conversar com o seu urologista. Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas!
Agende já uma consulta de urologia em Campinas! O Instituto Ellos de Medicina possui um atendimento humanizado com profissionais especializados.