Depois do início da pandemia de covid-19, a preocupação com a saúde aumentou e novas formas de prevenção e hábitos saudáveis têm sido vistos como aliados para manter a imunidade alta e, como consequência, o bem-estar.

Quando o assunto é coração, essa premissa faz ainda mais sentido. Isso porque se trata de um dos órgãos essenciais para a vida humana e que requer cuidados em todas as etapas da vida para cumprir suas funções de bombear o sangue para os pulmões e para o corpo todo, além de distribuir os nutrientes necessários aos órgãos e tecidos. As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte do mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). “Ter uma alimentação balanceada e fazer atividades físicas regularmente são essenciais na prevenção de doenças relacionadas ao coração. É importante que o paciente faça uma avaliação clínica com o cardiologista para ter uma visão completa do organismo e checar a necessidade de suplementação”, afirma a cardiologista do Instituto Ellos de Medicina, Dra. Danielle Salaorni de Resende. De acordo com a médica, para que esse bom funcionamento do coração ocorra e, existem alguns alimentos aliados que fornecem vitaminas específicas para o órgão. Acompanhe!

 

 

Vitaminas do Complexo B

 

Esse grupo de vitaminas é responsável, basicamente, pela proteção e o desenvolvimento de neurônios, além de formação das hemácias (células vermelhas do sangue) e auxílio na absorção e ativação de nutrientes. “No coração, as vitaminas do Complexo B têm papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, por exemplo, a B1protege o músculo cardíaco e a B3 (niacina) aumente os níveis de colesterol bom (HDL)”, afirma Dra. Danielle.

 

Onde encontrar? 

– Leguminosas, verduras verde escuro, nozes, ovos, banana, leguminosas, banana, peixes, aves, fígado bovino, tomate, abacate, feijão e leite.

 

Vitamina C

 

Responsável por manter a imunidade alta, a vitamina C também é um poderoso antioxidante, retardando o envelhecimento das células, inclusive das do coração.

 

Onde encontrar? 

– Frutas cítricas, goiaba, acerola, brócolis e couve.

 

Vitamina D

 

A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. Níveis adequados de Vitamina D são indicados para pacientes com alguma doença cardíaca, já que tem influência no controle das contrações do músculo cardíaco, essenciais no bombeamento de sangue para o corpo.

 

Onde encontrar?

A principal fonte de vitamina D é o sol. A indicação é tomar 10 minutos sem protetor solar para absorção dela. Peixes gordurosos, óleos de fígado e cogumelos também contém vitamina D.

 

Vitamina E

 

Considerada como um potente antioxidante, que ajuda a prevenir a oxidação do LDL, responsável pelo entupimento das artérias.

 

Onde encontrar?

Óleos vegetais (gérmen de trigo, girassol e cártamo), nozes, amendoim, avelã, amêndoa, sementes de girassol e vegetais de folhas verdes.

 

Vitamina K

 

A vitamina K é um nutriente lipossolúvel (ou seja, solúvel em gorduras) importante para a coagulação do sangue. Seu uso é restrito para pessoas que fazem uso de anticoagulantes. Portanto, é imprescindível consultar seu cardiologista antes de inserir qualquer dose elevada de vitamina.

 

Onde encontrar?

Vegetais verdes (alface, couve, brócolis e aspargos), leite, fígado, produtos fermentados.