Você sabia que a cor da sua urina pode dizer muito sobre a sua saúde? Infecções, disfunções renais e desidratação podem ser percebidas através da coloração desse líquido. Isso porque diariamente, os rins, depois de filtrarem o sangue, produzem entre 1,5 a 2 litros de urina (no caso de uma pessoa hidratada) para eliminar as toxinas do organismo. Normalmente, esse líquido é composto por 95% de água e 5% de minerais e outras substâncias.

De acordo com a condição do organismo, o tipo de alimentação do paciente e até o uso de medicamentos, pode haver variações nas tonalidades da urina. “O simples hábito de observar a urina e não ignorar sinais do seu corpo pode contribuir e muito na prevenção ou na detecção precoce de doenças”, explica o urologista especialista em cálculo renal do Instituto Ellos de Medicina, Dr. Bruno de Resende.

Listamos, abaixo, as diferentes colorações da urina e o que cada uma pode indicar. Acompanhe:

Urina transparente

A transparência na urina pode indicar que você está ingerindo uma boa quantidade de líquidos, seja água, outras bebidas ou até alimentos que contém líquidos, como melancia, abacaxi, morango, entre outras frutas. “Em geral, o recomendado é que o paciente beba de 1,5 a 2 litros de água por dia. Mas, esse valor pode alterar de acordo com o peso, com a intensidade dos exercícios físicos realizados e até de acordo com o clima”, afirma Dr. Bruno.

Urina amarelo clara

Considerada uma boa coloração da urina, o amarelo claro indica hidratação sem excessos, além da ausência de infecções ou disfunções renais. Essa tonalidade pode variar até o amarelo dourado.

Urina de cor amarelo escura

Essa tonalidade começa a mostrar sinais de desidratação, em que há o amento da concentração de toxinas na urina.

Urina de cor amarelo amarronzada

Pode indicar um grau de desidratação mais severo, presença de bile ou até um pouco de sangue na urina, normalmente associado a problemas nos rins ou no trato digestivo.

Urina alaranjada

A urina alaranjada ou esverdeada normalmente está associada ao uso de medicamentos como anti-inflamatórios ou  excesso de Vitamina C.

Urina rosada ou vermelha

Essa cor também pode decorrer de pigmentos de alimentos, como beterraba, mas não deve ser permanente. Em alguns casos, pode indicar presença de sangue, que normalmente está associada a infecções urinárias, problemas nos rins e possíveis problemas na próstata.

Espuma e efervescência

Apesar de ser comum aparecer espuma ou efervescência em jatos fortes de urina devido a produtos de limpeza utilizados nos vasos sanitários, o excesso de espuma pode estar relacionado a eliminação de proteínas pela urina, que pode indicar diversas doenças.

 

Caso você perceba alguma alteração, procure seu urologista. Nós do Instituto Ellos de Medicina estamos estamos prontos para avaliar seus exames e tirar todas as suas dúvidas!