Desequilibro hormonal é um alto fator de risco para a diabetes

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem como principal função controlar o nível de glicose no sangue e transformá-la em fonte de energia. Quando o paciente é resistente à insulina, suas células não processam adequadamente esse hormônio, o que obriga o pâncreas a produzi-lo em maior quantidade, elevando os seus níveis no sangue. Esse quadro pode evoluir para o desenvolvimento de diabetes e outras complicações cardiovasculares.

Levando em conta que a resistência insulínica é assintomática, deve-se ficar atento aos seus fatores de risco, que são: acúmulo de gordura corporal, obesidade, sedentarismo, distúrbios do sono, alterações hormonais e a diabetes propriamente dita.

O diagnóstico deste problema é realizado a partir de exames de sangue que indicam a quantidade de glicose e insulina no organismo. Quando associado à outras complicações, como as mencionadas acima, pode ser percebido por sintomas como cansaço crônico, desejo por açúcar, dificuldade no emagrecimento principalmente acúmulo de gordura abdominal, fadiga e indisposição.

A principal forma de prevenção e tratamento da resistência insulínica é a mudança do estilo de vida, com a realização de atividades físicas regulares e alimentação saudável, focando principalmente na perda de peso.

O Instituto Ellos de Medicina conta com o Programa de Mudança de Estilo de Vida para Emagrecimento Saudável que abrange o atendimento nutricional personalizado, prática de atividade física com personal trainer e consultas com cardiologista para transformar a relação do paciente com a comida, fazendo com que ele perca peso de forma consciente, saudável e definitiva. Entre em contato conosco e agende sua consulta!