A importância da alimentação em todas as fases do desenvolvimento
A nutrição materno infantil aborda todo o período pré-gestacional (também conhecido como tentantes), a gestação propriamente dita e a alimentação da nutriz (mulher que está amamentando), do bebê e da criança até a adolescência, sendo de extrema importância em todos esses momentos.
Para as mulheres que pretendem engravidar e as gestantes, os cuidados com a alimentação auxiliam no controle de constipação, náuseas e vômitos, que são sintomas comuns nessa fase. A dieta adequada também reduz o risco de doenças como diabetes gestacional e hipertensão, além do controle do ganho de peso natural.
Quanto ao bebê intra-útero e recém-nascido, a nutrição contribui para o crescimento e desenvolvimento dos sistemas neurológico e imunológico. Portanto, o incentivo ao aleitamento materno e à introdução alimentar adequada são fases de grande importância.
Na infância, há a formação de hábitos que serão levados para a vida adulta. Por isso, é fundamental que os pais incentivem a criança, de forma positiva e não forçada, ao consumo de alimentos saudáveis, para que essa desenvolva o seu paladar e uma relação positiva com a comida.
Já na idade escolar e adolescência, a educação alimentar é uma das principais ferramentas da nutrição, que tem o objetivo de manter ou reeducar os hábitos já adquiridos.
A nutrição materno infantil adequada previne o surgimento de futuras doenças como obesidade, alergias e diabetes. A partir desse mês, o Instituto Ellos de Medicina passa a ter os atendimentos de nutrição materno infantil todas as sextas-feiras, com a nossa nutricionista Camila Toniatti. Agende sua consulta!
Fonte: Camila Belém Toniatti, nutricionista do Instituto Ellos de Medicina.