A humanização da medicina

Quanto tempo leva suas consultas médicas? A correria diária fez com que passasse despercebido o fato de que tais compromissos duram menos que a metade do tempo que se leva em salas de espera e locomoção.

Em meio a esse dinamismo de agendas marcadas a cada 10 minutos, atendimentos impessoais e prescrições excessivas de medicamentos e exames, surge a necessidade de reavaliar as práticas da medicina e retomar a humanização no processo.

O slow medicine (medicina sem pressa) resgata o tempo como parte essencial da abordagem médica e estabelece a relação de respeito mútuo entre o paciente e o profissional, propondo um diálogo sem barreiras ou julgamentos.

Essa técnica mantém o paciente como centro da atenção e do cuidado e preza o olhar individual para cada um, procurando compreender seu estilo de vida e histórico de saúde, além de queixas momentâneas.

A dedicação em ouvir o paciente, refletir e tomar decisões, respeitando seus valores e direitos, resgata a forma humanizada de fazer medicina, buscando a essência da arte de cuidar. Com uma análise minuciosa dos problemas, as chances de cura a partir do tratamento individualizado são potencializadas.

O Instituto Ellos de Medicina pratica e apoia o slow medicine baseada em respeito e valorização da pessoa humana e de sua particularidade. Agende uma consulta e conheça mais sobre essa prática.