O procedimento cirúrgico da laparoscopia é indicado para pacientes que procuram uma técnica cirúrgica mais avançada, com menor agressão cirúrgica e com menos  tempo de recuperação, garantindo um retorno precoce para suas atividades do dia a dia.

A cirurgia laparoscópica pode ser considerada exploratória, quando utilizada para garantir um diagnóstico ou fazer uma biópsia. Também pode servir para o tratamento de alguma doença, quando remove algum órgão comprometido ou retira algum tumor, sendo, nestes casos, curativa.

Na urologia, a laparoscopia pode ser indicada para tratamento de doenças nos rins, bexiga, ureteres e também na próstata. O tratamento de doenças tumorais (câncer) é a maior indicação na urologia. Se você tem alguma dúvida a respeito desta operação, vamos passar algumas informações complementares. No entanto, vale lembrar que é importante sempre conversar com seu médico antes de tomar qualquer medida.

O que é a cirurgia laparoscópica?

É um procedimento cirúrgico realizado através de pequenos furos, nos quais são introduzidos pinças e um sistema de vídeo com câmeras, que visam realizar a operação sem fazer grandes incisões e com melhor visualização das estruturas.

As grandes vantagens de realizar este procedimento são devido à maior visibilidade e menor manipulação das estruturas. Isso permite ao paciente ter menos dor no período pós-operatório, acelerando também o processo de alta hospitalar e de retorno às atividades do cotidiano. Tudo isso associado com a mesma taxa de cura das cirurgias abertas tradicionais.

Como é este procedimento na urologia?

Médicos urologistas já realizam este procedimento, considerado menos invasivo que operações realizadas pelo método tradicional. As vantagens são evidentes. Por conta dos sistemas ópticos, bem como o aumento da imagem no campo cirúrgico, a operação é feita com maior qualidade e precisão.

No pós-operatório, a evolução de cada paciente se dá de forma mais rápida. Além de menos dores, também há menos chance de transfusão sanguínea pela menor agressão aos tecidos. Na urologia, a cirurgia laparoscópica evita incisões maiores, diminuindo muito as cicatrizes, e traz menor possibilidade de lesão dos músculos, diminuindo o risco de infecções e melhorando as dores após o procedimento.

 Por que é importante fazer a cirurgia laparoscópica?

É fundamental que o urologista ofereça esta opção cirúrgica para  seu paciente para que ele possa ter seu problema de saúde tratado da maneira menos agressiva possível, com a mais rápida recuperação pós-operatória e com retorno precoce para suas atividades habituais. É uma opção viável e menos invasiva, além de oferecer um custo competitivo se relacionarmos com a cirurgia aberta tradicional.

Cada vez mais, os urologistas estão investindo na cirurgia laparoscópica como forma de oferecer o melhor para os pacientes, para que estes consigam continuar o seu tratamento da melhor maneira possível. Este é o caminho moderno na continuidade dos procedimentos cirúrgicos na urologia, com foco sempre na qualidade de vida e na saúde do paciente!


Dr. Bruno França de Resende
Urologista – CRM 120227
dr.bruno@cardiourologia.com.br
Instagram e Facebook: @drbrunoresende
www.cardiourologia.com.br