Alimentos vegetais garantem a ingestão necessária de aminoácidos

As proteínas são aminoácidos essenciais para o corpo. Elas atuam no combate de infecções, no aumento da velocidade das reações do corpo, na construção de hormônios e no transporte de oxigênio. São fundamentais também para a construção dos órgãos, da pele e, principalmente, de massa muscular.

Estes aminoácidos não são produzidos pelo organismo, fazendo com que ele dependa da nossa alimentação para obtê-los. Para cada tipo de corpo, idade e estilo de vida, existe uma quantidade de proteínas a serem ingeridas diariamente. Os atletas, por exemplo, precisam de uma quantia adicional para reparar a quebra muscular causada pelos exercícios e suportar as demandas físicas.

O senso comum criou o mito de que estes aminoácidos somente podem ser encontrados através de fontes animais, como carnes, peixes, ovos e queijos. Porém, existem as proteínas vegetais , que estão presentes em uma infinidade de alimentos.

A variedade destes vegetais é extensa, permitindo que os adeptos de diferentes dietas possam combinar diversas fontes. Sendo extremamente versáteis, é possível incluí-los em muitas receitas e consumi-los cozidos ou crus. Confira abaixo as principais fontes de proteínas:

  • Legumes: mostarda, alcachofra e espinafre;
  • Leguminosas: lentilha, grão-de-bico, ervilha e diferentes tipos de feijões;
  • Alimentos à base de soja: como o tofú, leite de soja e proteínas de soja;
  • Grãos e sementes: quinoa, aveia, sementes de abóbora, de linho, de girassol e de chia;
  • Oleaginosas: castanha de caju, amendoim, amêndoas, pistache, nozes e avelã.

As proteínas vegetais podem se tornar ainda mais completas quando há a combinação entre diferentes alimentos. Além de fornecerem os nutrientes que são a base da alimentação humana, as plantas contêm ainda vitaminas, minerais e enzimas que auxiliam no equilíbrio das funções do corpo.

O segredo é avaliar a quantidade de proteínas necessárias, independente da fonte. Mas vale lembrar que, antes de adotar uma nova dieta, é essencial consultar um nutricionista para garantir a ingestão necessária de nutrientes. Agende sua consulta no Instituto Ellos de Medicina!