Quando alguém próximo de nós, ou nós mesmos, agendamos consultas com médicos cardiologistas, há sempre muitas dúvidas. Principalmente quando o assunto são: os principais exames em cardiologia e o que eles significam e dizem sobre a nossa saúde.

Ter um problema no coração é um assunto sempre muito delicado e que deve ser tratado com muita cautela. Por isso é sempre necessário realizar todos os principais exames em cardiologia e seguir todas as orientações médicas.

Os exames auxiliam no reconhecimento do problema e na escolha de um tratamento eficaz para o paciente.

Após uma boa consulta com uma história clínica detalhada auxiliadas pelo exame físico, o cardiologista aponta algumas hipóteses de diagnóstico e assim solicita os principais exames em cardiologia para que o diagnóstico seja confirmado.

Para  ajudar a entender um pouco mais sobre os principais exames em cardiologia, vamos apontar alguns deles e explicar o que cada um faz.

Os exames cardiológicos podem ser divididos em dois tipos: os invasivos (como o cateterismo cardíaco, por exemplo) e os não invasivos.

De início, geralmente, o médico costuma solicitar os não invasivos e, somente depois, dependendo do resultado, solicitam outros exames mais complexos. Abaixo, você vai ver quais são os exames não invasivos mais comuns:

1. Eletrocardiograma de repouso:

O eletrocardiograma ajuda a detectar alterações no coração e avaliar pacientes com algum sintoma cardiológico.Apesar da facilidade em ser pedido e encontrado é um exame de extrema importância para qualquer cardiologista. O eletrocardiograma  de repouso é também  muito utilizado para controlar a evolução de uma doença cardíaca.

2. Radiografia de tórax:

A radiografia é responsável por revelar, entre outros problemas , a cardiomegalia, ou seja, o aumento do coração e/ou de algumas de suas cavidades . Nele, é possível que apareçam também alterações vasculares  como aneurismas ou pulmonares.

3. Holter 24hs/Looper:

A principal utilização deste exame é  identificar arritmias cardíacas e/ou  sintomas da doença.

4. Ecocardiograma transtorácico:

É um exame que avalia as medidas e a mobilidade das paredes das cavidades do coração, incluindo também o fluxo de sangue, sua direção e as válvulas cardíacas bem como sua capacidade funcional. Com ele é possível identificar diversas doenças como : insuficiência cardíaca, doenças do pericárdio, miocardiopatias entre outras.

5. Angiotomografia Computadorizada de coronárias :

A angiotomografia é um dos exames mais objetivos. Ela ajuda a detectar doenças obstrutivas de artérias coronárias, ou até mesmo a probabilidade de doença presente ou futura de coronárias.

6. Ressonância magnética:

A ressonância ajuda a detectar, sobretudo, doenças do  miocárdio e identificar lugares lesados por um infarto, por exemplo, avaliar os vasos de maior calibre e visualizar defeitos congênitos.

7. MAPA 24h:

A MAPA, monitorização ambulatorial de pressão arterial, é um exame cuja principal finalidade é detectar hipertensão arterial, hipertensão do jaleco branco, eficácia no tratamento da hipertensão, hipertensão mascarada.

8. Cintilografia do miocárdio e ecocardiograma de estresse:

São exames não invasivos cuja principal indicação é para detectar isquemia miocárdica, ou seja, indícios de artérias obstruídas no coração e sua gravidade.

9. Teste ergométrico:

É um exame muito comum e amplamente solicitado como investigação inicial em consultas de check up para populações específicas que podem identificar: arritmias no esforço, isquemia miocárdica, comportamento da pressão durante o exercício entre outros.

Agora que você já sabe o que cada exame faz e compreende a importância deles, fique atento às orientações do seu médico e tranquilize-se quanto aos exames.

Para mais informações sobre saúde, acompanhe nosso site e deixe seu comentário para sabermos os assuntos que mais lhe interessam.

Até a próxima!


Dra. Danielle Salaorni de Resende
Cardiologista – CRM: 121434
dradanielleresende@cardiourologia.com.br
Facebook e Instagram: @dradanielleresende
www.cardiourologia.com.br