Benefícios além da perda de peso

Já é conhecido que a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios à saúde. Ainda que muitos a associem somente à perda de peso, manter o corpo em movimento promove o bem-estar físico e mental, muito além da queima de calorias, manutenção dos músculos e melhora na circulação.

Ao exercitar-se, o corpo libera hormônios naturais, como a Serotonina, Dopamina e Endorfina, responsáveis pelo prazer, felicidade, alívio do estresse e melhora da ansiedade. De acordo com um artigo publicado pelo Dr. Jung Lee, PhD em Medicina e Ciência Esportiva, a prática regular de atividades físicas produz um efeito favorável até mesmo para diminuir o risco de demência.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a recomendação inicial é que se faça, pelo menos, 150 minutos semanais de exercícios físicos leves/ moderados ou 75 minutos de atividades intensas, distribuídos ao longo dos dias. O que torna a prática um empecilho para muitos é acreditar que ela se resume a academia, ambiente que não agrada a todos. Porém, pode ser tão simples quanto optar pelas escadas, estacionar longe do destino final, dar um passeio durante o horário de almoço ou fazer alongamentos ao final do dia.

O ganho de força muscular assim como a perda de peso são benefícios garantidos, ainda mais quando aliados a uma dieta balanceada. O importante é deixar o sedentarismo de lado e escolher o exercício que mais combina com você, sempre com autorização do seu cardiologista e acompanhado de profissionais especializados.

Através de técnicas motivacionais, a Medicina de Estilo de Vida e o Instituto Ellos de Medicina incentivam a prática de exercícios físicos de modo a criar um hábito permanente com foco no bem estar e saúde. Seu corpo e mente vão agradecer por isso!