Você sabia que seu peso vai muito além dos números da balança? Isso porque existem diversos outros fatores a serem avaliados para que se possa ter, de fato, uma visão sobre o estado nutricional geral de cada paciente. Nesse sentido, a Bioimpedância entra como uma forte aliada da Medicina do Estilo de Vida! Trata-se de um exame feito em uma balança especial, que possui placas de metal capazes de conduzir um tipo fraco de corrente elétrica por todo o corpo. Assim, o equipamento indica a quantidade aproximada de músculo, gordura, água e até as calorias que o corpo queima ao longo do dia, de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade da física praticada. Entenda!
Como funciona?
No exame de bioimpedância, o paciente só precisa se posicionar em cima de uma balança especial durante cerca de 5 minutos. Nesse momento, uma corrente elétrica de baixa voltagem conduzida pela água presente no próprio organismo passa pelo corpo, medindo massa magra, gorda e muscular, densidade óssea, gordura visceral, taxa de metabolismo basal (quantidade de calorias gastas pelo corpo para o seu funcionamento). É indicado que esse exame seja realizado a cada 3 ou 6 meses para que possa comparar os valores anteriores com os atuais e verificar se a pessoa apresentou evolução em sua composição corporal!
Preparo para o exame
Normalmente, para se realizar a impedância com maior precisão é necessário um jejum de 4 horas de alimentos e bebidas, inclusive de água. Além disso, nas 24h que antecedem o exame, não se deve praticar atividades física. Na hora do exame, é indicado esvaziar a bexiga e retirar todos adornos metálicos antes de realizar o exame, como anéis, colares, relógio, etc.
O que o exame mede?
Com uma tecnologia que alia precisão, simplicidade e rapidez, o exame de bioimpedância fornece informações completas sobre a condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal de cada paciente. Essa análise é feita de forma segmentada e fornece a composição detalhada de membros e tronco.
Sendo assim, é possível avaliar:
– Água corporal total;
– Massa de gordura corporal;
– Massa muscular esquelética IMC – Índice de Massa Corporal;
– Percentual de gordura corporal;
– Massa magra de cada segmento corporal;
– Peso ideal baseado na composição corporal;
– Controle de gordura;
– Controle de músculo;
– Estimativa de gordura de cada segmento corporal;
– Taxa metabólica basal;
– Nível de gordura visceral;
– Grau de obesidade.
Mas, afinal… por que devo fazer a bioimpedância?
Por ser um exame de alta precisão, a bioimpedância permite fazer um protocolo personalizado para cada paciente, de acordo com idade, sexo, nível de condicionamento físico, histórico familiar, entre outros. Dessa forma, o profissional pode dar um melhor direcionamento para dietas, exercícios e até sinalizar outras questões de saúde. Por exemplo, ao medir a quantidade de água, pode-se notar a necessidade de maior hidratação, que interfere diretamente em todo o organismo.
São detalhes que fazem toda a diferença e nem sempre estão evidentes nos sinais do dia a dia.
Os profissionais do Instituto Ellos estão aptos a realizar esse exame e, dessa forma, fornecer informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente!