Os benefícios da prática para o corpo e a mente

A meditação é uma prática milenar que tem se tornado comum em todo o mundo e conquista mais adeptos a cada dia, independente da religião ou crença. Essa notoriedade está relacionada com o reconhecimento de seus benefícios, que envolvem a saúde mental e o organismo como um todo.

Mais do que sentar-se com as pernas cruzadas e relaxar a mente, a meditação é uma ferramenta de autoconhecimento e consiste em ter total atenção ao momento presente e olhar para dentro de si, em um estado de consciência plena que é oposto do que vivenciamos no dia a dia.

Estamos constantemente em piloto automático, com o corpo e mente em lugares diferentes, tratando-os como se fossem independentes um do outro. Esse estilo de vida compromete a saúde e pode ser o gatilho para o desenvolvimento de problemas cardíacos e psicológicos.

O Instituto Ellos de Medicina recomenda a meditação como forma de criar consciência do organismo, pois além de proporcionar a auto-observação, ela desenvolve a concentração, promove o equilíbrio emocional, melhora a qualidade do sono e alivia os sintomas de doenças que são consideradas o “mal do século”, como estresse, ansiedade e depressão.

Entretanto, lembre-se que não deve ser tratada como uma obrigação. Iniciar a meditação não é fácil como parece e, a partir do momento que você se força a praticá-la, perde todo o sentido e propósito de relaxamento. Para ajudá-lo a iniciar o exercício, separamos algumas dicas:

  • Esteja em uma posição confortável, de preferência sentado com a coluna ereta;
  • Isole-se de todo o barulho ao seu redor;
  • Feche os olhos e preste atenção em sua respiração;
  • Tente notar as tensões musculares e soltá-las aos poucos em casa expiração;
  • Perceba como o ar entra, como o seu corpo se comporta;
  • Preste atenção nas sensações, nos pensamentos e emoções que surgem;
  • Não se preocupe com a mente inquieta, ela se acalma conforme o hábito com a prática.

Experimente realizar este exercício por, no mínimo, 5 minutos durante 21 dias. De acordo com a Teoria criada em 1960 pelo cirurgião Maxwell Maltz, esse é o período necessário que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. Com o tempo, você vai criar o hábito da meditação e perceberá que a respiração vai fluir com maior facilidade, os pensamentos corriqueiros invadirão a mente com menor frequência e o estado de relaxamento será facilmente atingido.

Entre em contato com o Instituto Ellos de Medicina e saiba mais!