Nutricionista aponta cuidados que devem ser tomados antes de considerar a estratégia

O jejum intermitente é uma prática religiosa milenar que passou a ser estudada cientificamente e ganhou popularidade nos últimos anos. Trata-se de uma estratégia nutricional baseada em um período de jejum pré-estabelecido, aliado ao controle da dieta ao longo do intervalo em que a alimentação é permitida, resultando em uma restrição calórica.

Existem diversas modalidades do jejum intermitente em relação à quantidade de horas e frequência, e cada uma delas apresenta diferentes benefícios. De modo geral, durante um certo período sem comer, os níveis de insulina no sangue são regularizados e ocorre o aumento da produção de corpos cetônicos, que são utilizados como fonte de energia.

Alguns estudos sugerem que essa estratégia promove alterações no metabolismo que podem favorecer o emagrecimento, retardar o envelhecimento e até mesmo reduzir o risco de doenças cardiometabólicas. Entretanto, os estudos não são suficientes para assegurar a prática.

De acordo com a nutricionista do Instituto Ellos de Medicina, Camila Toniatti, para as pessoas que não estão aptas ao jejum, longos períodos sem comer podem ocasionar alterações no comportamento alimentar, como a compulsão. “Outro fator a ser considerado é que grandes restrições podem levar a deficiências nutricionais, necessitando de acompanhamento e possível suplementação”, completa a nutricionista.

Segundo ela, os resultados para perda de peso são igualmente obtidos com dietas balanceadas e restrição calórica. Já nos casos de prevenção e tratamento de doenças crônicas, como diabetes e outras doenças cardiovasculares, as evidências científicas mostram que um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas regularmente, é eficiente e não apresenta possíveis efeitos negativos.

Independente do tipo de dieta a ser adotada, é importante ressaltar que cada organismo se comporta de uma maneira e somente um profissional poderá avaliar qual estratégia é adequada para você. Agende sua consulta no Instituto Ellos de Medicina e saiba mais!