Descubra o que realmente fortalece o sistema imune
O sistema imune é formado por uma série de células de defesa e processos biológicos que têm como objetivo proteger o organismo e lutar contra infecções. Quando a imunidade é fragilizada, o corpo fica suscetível ao ataque de agentes agressores, que podem ocasionar doenças crônicas, virais e bacterianas.
Dentre inúmeros fatores impactantes, o Instituto Ellos de Medicina defende que manter um estilo de vida saudável é a base para fortalecer o sistema imunológico. Confira abaixo os principais pilares e como eles afetam na saúde:
Sono
Dormir bem e priorizar o horário do sono permite que o corpo realize diversas funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, dentre elas o fortalecimento do sistema imunológico. Durante o sono, o corpo produz as citoquinas, proteínas responsáveis pela comunicação das células imunológicas, e as células T, que reconhecem e defendem o organismo contra agentes desconhecidos.
Descubra aqui se você realmente dorme bem.
Alimentação
A alimentação é um dos fatores fundamentais para fortalecer o sistema imune contra agentes invasores e aumentar o número de células de defesa no organismo. Com o desequilíbrio de nutrientes, o corpo entra em estado de inflamação, relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças cardiológicas e crônicas. Para manter seu equilíbrio, é necessária a combinação de nutrientes e vitaminas como C, E e A, carotenoides, zinco, selênio e ômega-3, provenientes de uma dieta com alimentos naturais, minimamente processados.
Além disso, a alimentação é uma das responsáveis pelo bom funcionamento do intestino. A microbiota intestinal assume um papel importante no sistema imune, pois quando essas bactérias estão em equilíbrio, o corpo fica protegido contra a entrada de organismos invasores.
Exercício Físico
Além de auxiliar no controle do estresse, promovendo a sensação de bem-estar, o movimento muscular moderado e o aumento da frequência cardíaca estimulam a atividade das células imunes, fazendo com que elas circulem pelo corpo e desempenhem maiores funções. Isso ocorre porque a atividade física causa uma espécie de lesão no corpo. Consequentemente, há o aumento das citocinas, responsáveis pela resposta celular, que passam uma mensagem para o sistema imunológico fazer a cicatrização. Esse processo fortalece e regenera o corpo e ativa o metabolismo, independente do tipo de exercício, seja de resistência ou aeróbico.
Emoções
A saúde mental também é um fator impactante no fortalecimento do sistema imune. Os hormônios, liberados pelos sistemas endócrino e nervoso, estão diretamente ligados as nossas emoções. Se estes se encontram de forma descontrolada, afeta não só as células de defesa como todas as funções orgânicas.
Além disso, um estudo sobre o Desenvolvimento Adulto da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que as relações sociais também impactam na imunidade. Os bons relacionamentos mantêm o cérebro e o sistema nervoso saudáveis, e contribuem para a redução de dores emocionais e até mesmo físicas.
Para tanto, com o avanço dos casos de Coronavírus (COVID-19) no Brasil, o Instituto Ellos de Medicina recomenda também a adoção de medidas preventivas, como etiqueta respiratória, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel, evitar o contato físico, sair de casa apenas se necessário, usar máscaras em caso de contaminação ou sintomas e evitar ir a hospitais sem necessidade. Contamos com a responsabilidade de todos para lidarmos da melhor forma com esse mal!