A relação direta entre os hábitos saudáveis e o equilíbrio hormonal

Os hormônios são substâncias geradas por glândulas do sistema endócrino que equilibram as funções biológicas do corpo. Apesar de serem liberados no sangue e percorrerem todo o organismo, eles afetam apenas a célula-alvo, designada para receber suas mensagens.

Quando os hormônios não estão equilibrados, ou seja, quando há hiperfusão (quantidade elevada de um hormônio) ou hipofusão (deficiência de determinado hormônio), ocasiona uma série de sintomas desagradáveis.

De acordo com a médica cardiologista do Instituto Ellos de Medicina, Dra Danielle Salaorni, a partir da mudança de estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis, é possível modular e equilibrar os hormônios de forma natural, sem recorrer a determinadas medicações.

Saiba o que acontece com alguns dos hormônios com a adoção dos hábitos saudáveis:

Dormir bem

Libera a melatonina (hormônio da noite), que não só regula a rotina do sono como participa da reparação das células. A leptina (hormônio da fome) e o cortisol (hormônio do estresse) diminuem e os níveis de testosterona aumentam.

Praticar atividades físicas

Além de liberar a adrenalina, que aumenta a disposição, a prática estimula a produção de serotonina (antidepressivo natural), dopamina (hormônio do prazer) e endorfina (hormônio da felicidade), fazendo com que o cortisol e a leptina diminuam.

Manter relações saudáveis

A oxitocina (hormônio do amor), serotonina, endorfina, dopamina e adrenalina aumentam, estimulando a sensação de euforia e bem-estar que diminui, consequentemente, o nível de cortisol.

Meditar

Ao mesmo tempo em que inibe os hormônios do estresse, adrenalina e cortisol, a meditação libera a tríade endorfina, dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de felicidade, bem-estar e aumento do foco. Além disso, ajuda na qualidade do sono devido à regulação da melatonina.

Ter uma dieta saudável

Alimentos ricos em triptofano (aminoácido precursor da serotonina), por exemplo, promovem a sensação de prazer e bem-estar e diminuem estados de insônia. É o caso do cacau, banana, aveia, linhaça, arroz integral, oleaginosas, peixes, ovos e leguminosas.

Sendo assim, a reposição hormonal deve somente ser prescrita em casos extremamente selecionados com a comprovação médica de que há deficiência dos hormônios. Consulte o Instituto Ellos de Medicina para saber mais.