A importância da testosterona para o bem-estar do homem

Os hormônios são substâncias produzidas por glândulas do sistema endócrino que equilibram as funções biológicas do corpo masculino e feminino, cada um com seu efeito específico.

A testosterona é o principal hormônio masculino e atua tanto no desenvolvimento dos tecidos reprodutores quanto no comportamento e desempenho físico e sexual. Relacionada diretamente ao bem-estar e saúde, ela afeta a motivação, produção de massa muscular, saúde dos ossos, crescimento de pelos no corpo e estimulação de células vermelhas no sangue.

Devido ao aumento da expectativa de vida, houve maior interesse dos homens em buscar saúde, longevidade e bem-estar, o que tornou as deficiências hormonais um foco de atenção.

De acordo com o Dr. Bruno Resende, Urologista do Instituto Ellos de Medicina, a queda dos hormônios acontece em todos os homens de forma mais intensa a partir dos 50 anos e alguns apresentam sintomas que podem ser facilmente confundidos com cansaço, depressão ou estresse. Dentre eles, os mais comuns são a perda do apetite sexual e da libido, sensação de desânimo e cansaço, falta de vigor, ganho de peso, dificuldade de concentração, insônia e irritabilidade.

O diagnóstico da Síndrome da Andropausa (“menopausa masculina”) é realizado através da dosagem laboratorial da testosterona no sangue e associação com os sintomas clínicos citados acima. Em seguida, o acompanhamento médico é essencial para avaliar a necessidade de reposição hormonal.

Realizar visitas regulares ao Urologista é fundamental para que seja feita a dosagem deste hormônio, visto que a baixa dosagem pode implicar em outros problemas de saúde. Neste cenário, o Instituto Ellos de Medicina enfatiza a importância da adoção de um estilo de vida saudável, pois pode retardar ou impedir o aparecimento da deficiência de testosterona e seus sintomas.