Aprenda a evitar o excesso de ácido úrico no sangue
O ácido úrico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo com a quebra das moléculas de purina, após a digestão das proteínas. Depois de utilizado pelo corpo, parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins. No entanto, a ocorrência de diversos distúrbios pode fazer com que ele acabe retido no sangue, causando sérios problemas à saúde. Esse excesso leva o nome de hiperuricemia, ocasionado principalmente pela má alimentação, consumo excessivo de proteínas e alimentos ricos em gorduras saturadas, ingestão de bebidas alcoólicas e problemas renais.
Como consequência, formam-se os cristais de ácido úrico, semelhantes a pequenas agulhas que se acumulam nos tendões, rins e, principalmente, nas articulações, causando dor intensa. Esses surtos de artrite aguda se concentram nos membros inferiores e podem se manifestar através da deformação, vermelhidão e dificuldade em movimentar a articulação afetada.
Além disso, o desequilíbrio nos níveis da substância leva a cálculos renais e até quadros de insuficiência renal crônica ou aguda. Pesquisas realizadas pelo Instituto do Coração, em São Paulo, afirmam que as taxas elevadas de ácido úrico no sangue aumentam até mesmo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Para diagnosticar a hiperuricemia, são prescritos exames de sangue e seu tratamento depende das causas que levaram o paciente a esse quadro. Por ser um distúrbio químico, ele não tem uma cura efetiva, mas seus desequilíbrios podem ser controlados através da mudança de estilo de vida.
O Instituto Ellos de Medicina aponta que aumentar a ingestão de água é fundamental para auxiliar o organismo a eliminar o ácido úrico, assim como suspender o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma dieta equilibrada, com a preferência por alimentos orgânicos.
Procure orientação médica para realizar o tratamento e agende sua consulta com a nutricionista para eleger uma dieta adequada de modo a controlar a taxa de ácido úrico e manter um peso saudável.