A ação que promove a qualidade de vida e a felicidade

A gratidão é um sentimento que está intrinsecamente ligado à felicidade e à prosperidade. É um ato de reconhecimento e cada vez mais pessoas têm tomado consciência de sua importância.

O psicólogo americano Abraham Maslow coordenou pesquisas voltadas para compreender seus benefícios, e concluiu que a habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional e mental dos indivíduos. Através da valorização do que possuem, as pessoas apresentam menores índices de ansiedade por aquilo que não têm ou desejam ter.

De acordo com Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que expressam a gratidão apresentam maiores índices de bom humor, otimismo e melhora na qualidade do sono. Também praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, e níveis de depressão e estresse mais baixos.

Nesse sentido, ser uma pessoa grata é uma virtude que também ajuda a exercitar atitudes mais positivas e manter relacionamentos saudáveis e felizes, de modo a transformar a qualidade de vida.

Contudo, exercitar a gratidão exige disciplina. Para começar, o Instituto Ellos de Medicina indica um exercício: guarde um bloco de notas ao lado da cama e, todas as noites, anote três razões pelas quais você é grato. Podem ser pessoas, ações, bens, qualidades, tudo aquilo que for positivo na sua vida. Logo você perceberá essas razões ao longo do dia e poderá ultrapassar os três itens.

A gratidão faz parte do estilo de vida e estimula o otimismo perante as dificuldades. Agradeça e notará a prosperidade na sua vida!