A relação da atividade física com a queima de calorias

É evidente que a realização de exercícios físicos regulares apresenta inúmeros benefícios para o corpo e a mente, que vão desde a redução do desenvolvimento de doenças até a melhora do desempenho em atividades diárias. Uma pessoa ativa apresenta maior capacidade de queimar gorduras e equilibrar todas as reações do organismo relacionadas à produção e utilização de energia.

Além disso, esse hábito é comprovadamente eficaz para o emagrecimento. Porém, há o senso comum de que o consumo excessivo de calorias pode ser revertido pelo simples fato de praticá-los, o que leva muitas pessoas a se alimentarem mal por acreditar que o hábito é reparado por horas extras de malhação. O que não é verdade, pois para se ter uma boa forma física, aptidão cardiovascular e saúde, é preciso ter a integração de uma dieta saudável com exercícios.

Nosso corpo é regido por um conjunto de reações fisiológicas que processam a energia proveniente tanto da alimentação quanto das próprias reservas corporais, estocadas nos músculos ou na gordura. Ou seja, o desempenho do metabolismo é o principal responsável pelo emagrecimento, e pode ser aprimorado pelos estímulos que enviados diariamente ou, por outro lado, perder sua eficiência por hábitos como sedentarismo, má alimentação e estresse.

Por essa razão, é preciso estar atento aos diversos componentes que impactam essas reações, como os aspectos hormonais, inflamatórios, imunológicos, proteicos e energéticos. A realização de exercícios regulares físicos e a mudança do estilo de vida evoluem a capacidade com que nosso corpo metaboliza a energia e efetiva seu funcionamento fisiológico e bioquímico, que exercem direta influência sobre as variáveis de emagrecimento.

Contudo, muitos ainda se perguntam: qual o melhor exercício para emagrecer? Nesses casos, é essencial realizar uma consulta com um nutricionista e educador físico para alinhar todos os objetivos. Em síntese, mais importante que pensar no gasto energético é procurar a modalidade que você mais gosta e tem maior aptidão, dessa forma será possível estabelecer a prática como atividade diária.

O Instituto Ellos de Medicina recomenda, como motivação, o estabelecimento de metas de curto prazo, que podem ser alcançadas em pouco tempo. Atingir um objetivo é o gatilho necessário para encarar novos desafios.