Procedimentos com robô e laser trazem benefícios expressivos aos pacientes

Os avanços tecnológicos aliados às cirurgias médicas têm trazido inúmeros benefícios aos pacientes. Desde agilidade nos procedimentos até maior segurança e precisão, novos equipamentos auxiliam os médicos na busca por resultados cada vez melhores em relação aos métodos tradicionais. No ramo urológico, relacionado ao tratamento das doenças da próstata, as técnicas mais modernas, recomendadas pelo Instituto Ellos de Medicina, são as cirurgias robóticas e a laser.

Segundo o médico urologista Dr Bruno Resende, a cirurgia robótica é considerada a melhor opção para a realização da prostatectomia, que consiste na retirada de toda a próstata e das vesículas seminais, indicada em casos de câncer de próstata. O robô utilizado é o Da Vinci, que oferece informações precisas através da reprodução da imagem 3D em alta definição e realiza movimentos minuciosos com pinças articuladas, respondendo de forma fiel aos comandos do cirurgião. Entre os benefícios desta técnica estão: alto nível de segurança, mínima invasão, menor sangramento, diminuição da dor, mínima chance de sequelas pós-cirúrgicas e rápida recuperação do paciente, com retorno precoce às atividades cotidianas. Além disso, o método preserva os vasos sanguíneos e nervos essenciais para as funções do organismo, como o controle da urina e ereção.

Já a cirurgia a laser, intitulado Greenlight ou Laser Verde, é recomendada para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, ou seja, o aumento benigno da próstata, que manifesta sintomas em 30% dos homens a partir dos 50 anos. O laser evapora a próstata por dentro através do canal da urina e, por ser menos invasivo, também oferece inúmeros benefícios. Dentre eles, a possibilidade de operar próstatas de qualquer tamanho com maior segurança, pois a cauterização do tecido reduz o risco de sangramento, e também possibilita o retorno mais rápido do paciente às suas atividades, já que permite uma alta hospitalar em 24 horas na maioria dos casos.

Unindo tecnologia e conhecimento médico, novos avanços auxiliam a busca por desfechos clínicos positivos. O Instituto Ellos de Medicina sempre reforça a necessidade de realizar visitas regulares ao Urologista, porque quando as doenças são detectadas no início, as chances de cura são muito grandes e as chances de sequela são muito pequenas, levando e refletindo em uma grande melhora na qualidade de vida do paciente.