A importância do oxigênio no funcionamento do organismo

O oxigênio é a principal fonte de energia para o funcionamento celular. Através da respiração, ele entra no corpo e elimina os gases nocivos que afetam o pH sanguíneo e podem causar inflamações, além de aumentar o risco de doenças crônicas.

No entanto, a respiração não se baseia somente no ato de inspirar e expirar, nem na simples troca gasosa entre o organismo e o ar atmosférico. Trata-se de um processo complexo que assegura as reações metabólicas do organismo e está no topo da lista de prioridades da vida humana. Porém, por ser uma ação tão natural, acaba se tornando despercebida.

A maneira como respiramos reflete nosso estado físico, mental e espiritual. Por exemplo, respirar lentamente ajuda a relaxar o organismo, diminuindo a frequência dos batimentos cardíacos. Em resposta, o corpo produz menos hormônios do estresse e aumenta os do bem-estar. Quando realizada de forma correta, ainda melhora a digestão, elimina toxinas e equilibra diversas funções orgânicas.

Para melhorar a sua respiração e garantir mais qualidade de vida, o Instituto Ellos de Medicina deixa algumas dicas:

  • Ao menos uma vez ao dia, preste atenção no ritmo da sua respiração e no que ela representa. Essa autoanálise traz a atenção plena do momento presente e pode melhorar suas percepções;
  • Tente inspirar e expirar usando todo o sistema respiratório, ou seja, sinta o ar entrar pelo nariz, passar pelos pulmões, ir em direção ao diafragma e sair fazendo o caminho oposto. Essa técnica aumenta a capacidade volumétrica dos pulmões e oxigena melhor todo o corpo.

Apesar de a respiração ocorrer de forma automática, é essencial adquirir consciência dela e aprender a controlar seu ritmo. Isso traz o equilíbrio do corpo, mente e espírito, além de ser um mecanismo para controlar a ansiedade e o estresse e viver o momento presente. Respire!