O gene é um segmento da molécula de DNA responsável pelas características herdadas geneticamente, como alguns aspectos da aparência, metabolismo, habilidades e até mesmo predisposição a condições de saúde física e mental específicas. Por essa razão, a causa de grande parte das doenças crônicas é atribuída a eles, como um destino pré-definido por herança familiar.

No entanto, apesar de algumas características genéticas serem imutáveis, nem todos os genes são obrigatoriamente manifestados. Ao possuir um gene que aumenta o risco de desenvolver hipertensão, por exemplo, não significa necessariamente que o paciente será acometido pela doença, mas que ele apresenta uma tendência maior de desenvolvê-la se comparado a outro que não possua o gene.

Diante do conhecimento dessa predisposição, é necessário atentar-se às condições externas e internas que influenciam o organismo e a expressão de fatores hereditários negativos. A adoção de hábitos saudáveis pela mudança do estilo de estilo é a forma mais eficaz de evitá-los. Essa, por sua vez, envolve a prática regular de atividades físicas, alimentação saudável e equilibrada, controle do estresse, qualidade do sono, espiritualidade e boas relações pessoais.

De forma geral, hipertensão, diabetes, câncer de próstata e outras doenças crônicas compartilham muitas origens biológicas comuns, razão pela qual manter hábitos saudáveis é benéfico em todos os casos. Ainda se adotados em conjunto, estes influenciam não apenas a modificação ou redução de fatores de risco, mas os mecanismos biológicos fundamentais que levam à essas patologias, como as alterações na expressão gênica que causam inflamações, estresse oxidativo e disfunções metabólicas.

A cardiologista do Instituto Ellos de Medicina, Dra. Danielle Salaorni, afirma que “existe realmente um componente genético que é responsável pela manifestação de doenças que podemos ter ao longo da vida, porém é possível retardar, diminuir ou até mesmo anular a expressão desses genes com um estilo de vida saudável”. Sendo assim, o modo como se vive é uma decisão única e nos torna autorresponsáveis pela nossa saúde. Entre em contato conosco para saber mais!