Saiba diferenciar os tipos da substância e seus impactos na saúde

As gorduras são substâncias de origem animal ou vegetal, derivadas predominantemente de ácidos graxos saturados. São as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção e transporte de vitaminas, sendo essenciais para a composição do metabolismo. Para tanto, devem compor de 15% a 30% da dieta, de acordo com as especificidades de cada organismo.

Porém, é preciso saber diferenciar os tipos de gorduras, pois, enquanto algumas são essenciais para a saúde, outras contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Confira:

Insaturadas

Apelidadas de “gorduras boas”, as gorduras insaturadas são benéficas para o organismo, pois melhoram os níveis de colesterol, inflamações e saúde cardíaca. São subdividas em duas versões: poli-insaturada e a monoinsaturada.

A poli-insaturada possui ação anti-inflamatória e seu consumo deve compor entre 6 e 10% das calorias diárias. Está presente no ômega-3 e ômega-6, em óleos vegetais, especialmente os de girassol, milho, soja e linhaça, peixes e nozes.

A mono-insaturada, por sua vez, é fundamental para a saúde cardiovascular e seu limite de consumo é de 20% das calorias diárias. Está contida no ômega-9, presente no azeite de oliva, abacate, óleo de canola, nozes, semente de abóbora e gergelim.

Saturadas

Conhecidas como “gorduras ruins”, elas elevam os níveis de colesterol ruim e aumentam o risco de doenças cardíacas. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), sua ingestão deve corresponder a apenas 10% do total diário de calorias e apenas 7% para pessoas com fatores de risco cardíacos. São encontradas em alimentos de origem animal, como carnes processadas e carnes gordas, leite integral e derivados.

Gorduras trans

Ao contrário das citadas acima, o consumo de gordura trans não é recomendado, pois ela aumenta os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos. É formada por óleos que passam por um processo de hidrogenação, encontrados em alimentos industrializados como margarinas, biscoitos, sorvetes e salgadinhos.

Independente do tipo de gordura, o ideal é consultar sempre um nutricionista que poderá indicar, de maneira personalizada, os melhores alimentos para o seu organismo. Agende sua consulta no Instituto Ellos de Medicina e saiba mais!