As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) são um problema que afeta muitas pessoas hoje em dia. Elas ocorrem devido à falta de proteção nas relações sexuais. Algumas delas, se não forem bem tratadas e diagnosticadas precocemente, podem gerar outros tipos de complicações, causando muitos danos ao corpo.

O HPV, por exemplo, é um dos vírus que são espalhados devido ao contato de pele com pele durante o ato sexual  sem preservativo. E, entre as complicações, pode gerar outra doença, o câncer de pênis.

A uretrite é a reação inflamatória no canal da urina no pênis, a uretra, ocasionada por infecção de urina, seja ela por queda de imunidade do paciente ou até mesmo através de relações sem preservativo. Neste texto, você vai conhecer um pouco sobre estas duas doenças, e como elas se relacionam.

Papiloma vírus humano, o HPV

HPV é a sigla em inglês para “Papiloma Vírus Humano”. É um vírus que atinge a região da pele e das mucosas, o que pode gerar verrugas ou lesões mais graves que podem levar ao câncer, como o de colo de útero, pênis ou ânus.

A transmissão se dá por conta do contato pele com pele, e é uma DST. São mais de 200 tipos de HPV existentes na atualidade. Diferente de outras doenças sexualmente transmissíveis, não é preciso ter troca de fluídos para que o vírus seja repassado. Ou seja, no contato dos órgãos sexuais já pode ocorrer a transmissão do HPV.

Entre os sintomas, o principal deles envolve o surgimento de verrugas ou lesões na pele. É comum aparecer uma mancha branca que causa irritação ou coceira. Esta lesão pode não ser visível a olho nu, e pode ser encontrada em exames, como a vulvoscopia ou colposcopia na mulher. No homem, as lesões em sua grande maioria são verrugas visíveis.

Um dos locais onde o HPV ocasiona lesões é nos órgãos genitais. Nos homens, o pênis é o local mais afetado, e nas mulheres, na região da vulva, vagina ou no colo do útero. E em ambos os gêneros, pode haver manifestação do vírus na garganta, na boca, pés, mãos e no ânus.

Felizmente, o HPV tem tratamento e você sempre deve contar com seu médico para isso!

A uretrite

É uma inflamação na uretra, o canal da urina no pênis. A doença pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. Entre os seus sintomas, podemos listar a dor ao urinar, ardor na região da uretra e até corrimento de pus.

Os casos de uretrite acontecem devido à queda de imunidade do paciente, infecção urinária e doenças sexualmente transmissíveis. Pode também ser causada por bactérias na região do reto associado a imunidade baixa. Em mulheres, a uretrite também acontece por causa da inflamação do cérvix próximo ao colo do útero, o que pode gerar algum desconforto durante o sexo, e sangramentos.

O tratamento pode ser feito por meio de antibióticos receitados e anti-inflamatórios. O sexo desprotegido é o principal fator de causa da doença, e é a principal causa da transmissão.

Previna-se sempre

Se você está sentindo algum sintoma semelhante a estes, procure um médico especialista e faça uma consulta. Estas doenças têm cura, e você poderá ter uma vida normal, mas o mais importante é sempre usar camisinha, para evitar qualquer tipo de preocupação.


Dr. Bruno França de Resende
Urologista – CRM 120227
dr.bruno@cardiourologia.com.br
Instagram e Facebook: @drbrunoresende
www.cardiourologia.com.br