Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o urologista não atende somente o sexo masculino, mas também muitas mulheres. Essa área médica é responsável pelo tratamento das vias urinárias de todos os pacientes, o que envolve as doenças na bexiga, nos rins, ureteres (canal que liga o rim até a bexiga) e na uretra propriamente dita.
Apesar de as pessoas acharem que não, o urologista é muito procurado pelas mulheres para tratar de problemas muito frequentes no sexo feminino, como o cálculo renal. Essa doença consiste na formação de pequenas pedras formadas por acúmulo de cristais eliminados após a filtração da urina pelo rim. Quando eles se deslocam dos rins e entram no ureter, causam a tão temida cólica renal. Enquanto estão apenas localizadas no rim, podem ser, na maioria das vezes, assintomáticas e, portanto, para evitar surpresas, é extremamente importante o acompanhamento com profissional especializado.
Segundo o urologista do Instituto Ellos de Medicina, Dr. Bruno Resende, outra complicação que ocorre com maior frequência entre as mulheres é a infecção urinária, devido às características anatômicas que aumentam sua vulnerabilidade. Os fatores de risco incluem uma vida sexual ativa, gravidez, menopausa, sistema imunológico enfraquecido e condições como cálculo renal, refluxo vesico ureteral e má higienização da região genital.
Além disso, o sexo feminino está predisposto à incontinência urinária por esforços, em virtude do enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico que ajudam na contenção da urina, tanto pelo avanço da idade quanto pela possibilidade de gravidez.
De forma geral, mulheres com infecções urinárias recorrentes, pedras nos rins, cistos e tumores renais, e todos os demais problemas que podem ocorrer nas vias urinárias, podem e devem procurar um urologista.
Agende já uma consulta com um urologista em Campinas! O Instituto Ellos de Medicina possui um atendimento humanizado com profissionais especializados.
Compartilhe “O urologista atende mulher?”