É comum que as pessoas tenham dúvidas a respeito do que realmente faz um médico urologista. É por isso que hoje, nós vamos explicar tudo o que é importante saber sobre essa especialidade.

O médico urologista trata apenas homens?

Está enganado quem pensa que o médico urologista atua apenas com homens. É claro que ele cuida de todos os problemas relacionados aos órgãos sexuais masculinos, porém, faz bem mais do que isso.

O médico também é responsável por tratar as doenças de todo o aparelho urinário tanto de homens quanto de mulheres (rins, bexiga, ureter e uretra) tanto de maneira clínica (com medicação e tratamentos) como de maneira cirúrgica (cirurgias para retirada de próstata, cirurgias para retirada de pedras nos rins).

Quais são as doenças mais comuns tratadas por ele?

Existem diversos problemas que são tratados pelo médico urologista. Entre eles estão: Cálculos Renais, Problemas de Ereção (Disfunção Erétil), ​Infecção Urinária, ​Câncer de Próstata, Andropausa, Uretrites entre outras doenças.

O Cálculo Renal, mais conhecido como Pedra nos Rins, se trata de uma precipitação de sedimentos encontrados na urina que pode ocorrer tanto nos rins quanto em qualquer outra parte do sistema urinário. Quem sofre com isso sente muitas dores nas costas causada pela obstrução à saída de urina causada pelas pedras.

A Disfunção Erétil é a dificuldade do homem em conseguir ter ou manter uma ereção. Ela até pode acontecer em alguns momentos sendo considerado normal; mas se é algo que ocorre com frequência, o ideal é procurar ajuda médica para tratamento.

A Infecção Urinária, por sua vez, é quando ocorre o crescimento de bactérias ou fungos na urina, em qualquer parte do sistema urinário. Seus principais sintomas são: ardência ao urinar, dor nas costas, ir várias vezes ao banheiro com saída de pouca quantidade de urina, odor alterado na urina, entre outros.

O Câncer de Próstata é um tumor que se desenvolve na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. É uma doença que geralmente ocorre em homens acima dos 40 anos e precisa de cuidados especiais. É de extrema importância que todo homem procure um médico e investigue este problema porque esta doença na sua fase inicial não apresenta muitos sintomas.

Andropausa, ou “menopausa masculina”, ocorre pela queda da produção do hormônio sexual masculino, a testosterona, podendo levar a sintomas clínicos e físicos importantes no homem como: queda da libido, problemas de ereção, ganho de peso, irritabilidade, falta de vigor físico.

A Uretrite é uma inflamação, ou infecção, da uretra que é o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Ela pode ocorrer tanto em homens quanto mulheres levando a um grande incômodo para urinar e também à saída de secreção pelo canal da urina.

Como saber o momento de procurar um médico urologista?

É importante que todos os homens acima de 50 anos façam uma consulta anualmente para detectar possíveis alterações na próstata, seja câncer de próstata ou aumento benigno da glândula, e também investigue qualquer alteração em relação aos outros temas citados acima. Caso exista um histórico familiar de problemas na próstata esta consulta se inicia aos 45 anos. Além disso, os jovens também podem e devem procurar um urologista para tratar de distúrbios sexuais, doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou qualquer outro questionamento sobre sexualidade ou outro tema na área.

As mulheres se consultam anualmente no ginecologista e muitas ainda não sabem, mas em qualquer sintoma do trato urinário, devem procurar um médico urologista para serem orientadas e tratadas adequadamente.

Além desta rotina, é importante consultar um médico toda vez que sentir que algo não está correto com o seu organismo. Urina muita escura, sangue na urina, dores e ardência para urinar, por exemplo, já são sinais de que essa área merece atenção.


Dr. Bruno França de Resende
Urologista – CRM 120227
dr.bruno@cardiourologia.com.br
www.cardiourologia.com.br