A Infecção Urinária é, como o nome sugere, um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, ureteres e uretra mas sempre começando pela uretra. Dependendo do local acometido ela pode ter outros nomes:

  • A pielonefrite, quando ataca os rins;
  • A cistite, quando ataca a bexiga;
  • A uretrite, quando ataca a uretra.

Os sintomas e sinais das infecções urinárias podem variar de acordo com o local acometido.

Principais sintomas

A seguir, vamos falar dos principais sintomas que mostram quando a pessoa sofre de infecção urinária:

  • Vontade constante de urinar: a vontade frequente de urinar ocorre um volume pequeno de urina de cada vez. A pessoa tem a sensação de que ainda tem mais urina. Essa falsa impressão acontece por causa da irritação do órgão, e não da presença de mais urina;
  • Dor lombar: geralmente, quando ocorre a dor lombar, a infecção é a pielonefrite, que ataca os rins;
  • Dor na hora de urinar: é aquela sensação de ardência ou queimação no momento de urinar, é um dos sintomas mais comuns;
  • Febre: costuma surgir nos casos de pielonefrite e geralmente é alta, causando até calafrios;
  • Sangue na urina: a presença de sangue surge pela irritação da bexiga e da uretra. Geralmente assusta as pessoas e pode ser sinal de gravidade.

O que causa a doença?

A infecção urinária acontece quando uma bactéria entra em contato com o sistema urinário do indivíduo e começa a se multiplicar.

Ela pode ocorrer quando a pessoa segura o xixi por muito tempo, pois a urina parada na bexiga pode facilitar a multiplicação bactérias naquele ambiente. Urinar funciona como uma lavagem e é importante fazer toda vez que sentir vontade ou, pelo menos, a cada 3h.

Quem tem uma vida sexual ativa também têm mais chances de contrair a doença, além de pessoas obesas e diabéticas.

Apesar da doença ser mais comum em mulheres, os homens também podem desenvolvê-la, e é mais comum naqueles que possuem mais de 50 anos pela dificuldade em eliminar toda a urina pelo crescimento da próstata.

Tratamentos e prevenção da infecção urinária

Beber muito líquido é uma das coisas mais importantes para tratar e evitar o problema, pois ajuda a liberar as bactérias do sistema pela urina. O correto é beber bastante líquido para que você tenha sempre uma rina bem clara.

Também para prevenir a infecção urinária, é necessário que a pessoa evite segurar o xixi por um longo período e urinar logo após a relação sexual.

Para as mulheres, é importante usar roupas confortáveis e manter a área íntima sempre limpa. E, após evacuar, o certo é sempre se limpar de frente para trás.

O tratamento adequado para quem sofre com isso, sempre vai depender do tipo da infecção urinária e baseado no exame de cultura de urina. Geralmente  se dá por meio de antibióticos que atacam as bactérias e complementados por analgésicos e antiinflamatórios que aliviam a dor ao urinar.

Existem diversos tipos de remédios específicos, que serão recomendados pelo médico de acordo com o problema. Por isso, é muito importante procurar ajuda profissional para tratar e te acompanhar de maneira correta.


Dr. Bruno França de Resende
Urologista – CRM 120227
dr.bruno@cardiourologia.com.br
www.cardiourologia.com.br