QUAL A MELHOR DIETA PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Hipertensão Arterial (HA) é a condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos. No Brasil, HA atinge 36 milhões de indivíduos adultos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.

Sabe-se que diversos fatores, entre eles genéticos, ambientais, socioeconômicos e alimentares, contribuem para o desenvolvimento de HA.

O excesso de peso e/ou a má alimentação, como consumo de sal ou álcool em quantidades abusivas, estão diretamente relacionados com o aumento da pressão arterial. No caso do sal, a população como um todo ingere mais que o dobro do recomendado (2 g/dia) e, no caso das bebidas alcoólicas, a ingestão de quatro ou mais doses para mulheres ou cinco ou mais para homens são suficientes para elevar os índices pressóricos.

Para cada 5% de perda de peso, observamos uma redução de 20 a 30% nos índices pressóricos.

Dieta para Hipertensão Arterial

O sucesso do tratamento da HA com medidas nutricionais depende da adoção de um plano de alimentação saudável e sustentável. Dietas radicais resultam no abandono do tratamento.

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) contempla um padrão alimentar que reduz a pressão arterial. Enfatiza o consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura, cereais integrais, frango, peixe, oleaginosas (castanhas), preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar, e é rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras.

Abaixo seguem alguns alimentos e suas recomendações de uso:

  1. Consumo de sódio: recomendado 2 g/dia
  2. Ômega-3: recomendado >2 g/dia
  3. Alho: componentes bioativos que diminuem PA
  4. Café: consumo baixo a moderado não está associado com elevação de PA
  5. Chocolate amargo: pelo menos 70% cacau pode reduzir PA
  6. Álcool: recomendado 1 dose para mulheres e duas doses para homens/dia

Sendo assim, caro leitor (a), é possível aliar uma boa alimentação ao tratamento medicamentoso para obter índices satisfatórios de pressão arterial ou até mesmo controlar a pressão somente com mudança de estilo de vida que inclui dieta DASH, entre outras medidas muito importantes que deixaremos para falar em outro post.

Até breve!


Dra. Danielle Salaorni de Resende
Cardiologista – CRM: 121434
dradanielleresende@cardiourologia.com.br
www.cardiourologia.com.br