Você é daqueles que se matricula na academia, fecha pacote promocional de vários meses, paga todos os meses e só vai em um ou dois dele? Então este texto é pra você e para aqueles que desejam saber todos os benefícios reais do exercício. Venha conferir a relação entre um coração saudável e atividade física.

Para começar, vamos citar os 5 principais entre inúmeros benefícios de se fazer atividade física:

1 – Bem-estar

Praticar atividades pode sim ser muito prazeroso, você só precisa saber procurar a atividade que te dê  prazer e que você não se sinta obrigado a fazer. O exercício libera hormônios como a serotonina e a dopamina, responsáveis pela sensação de felicidade, prazer e melhora da ansiedade.

2 – Força Muscular

O ganho de força muscular é comprovado e garantido, mas, por conta de cada organismo, tipo de alimentação e estilo de vida, o tempo para atingir alguns objetivos pode mudar de pessoa para pessoa. Porém, ao praticar atividade física, principalmente a anaeróbica, como a musculação e o pilates por exemplo, o paciente desenvolve força muscular, o que diminui dores articulares, massa gorda, acelera o metabolismo, melhora e previne a osteoporose.

3 – Perda de peso

Benefício atingido principalmente ao realizar atividade física aeróbica como: caminhada, corrida, dança, natação, bicicleta etc… aliada a um dieta balanceada, a perda de peso é inevitável trazendo muitos benefícios como: redução dos níveis de pressão, colesterol, triglicérides, diabetes, aumento da auto estima e bem estar.

4 – Sono de qualidade

A prática de exercícios torna o paciente mais disposto. Isto está ligado a diversos fatores, inclusive na melhora do sono.

5 – Coração saudável e atividade física

Prevenir doenças cardiovasculares é prioridade para diversas pessoas, e a prática de um exercício físico pode, com certeza, auxiliar no alcance deste objetivo.

A atividade física também está recomendada para reabilitação de muitos pacientes já com problemas cardíacos. Sim, quem tem problemas cardíacos como infarto ou insuficiência cardíaca, pode e deve praticar atividade física supervisionada a fim de melhorar a qualidade de vida e sua doença como um todo.

É claro que esses não são os únicos benefícios, mas são alguns dos mais procurados por pessoas que desejam iniciar a praticar alguma atividade. Para entender melhor a relação entre um coração saudável e atividade física, apresentamos agora alguns modelos de atividades que podem te ajudar a escolher o seu exercício.

Coração saudável e atividade física: 3 dicas de exercícios

1 – Corrida e Caminhada

Essas duas atividades ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e fatores de risco como a hipertensão, colesterol alto e diabetes. Isso tudo por conta do condicionamento físico que essas atividades acabam nos proporcionando. Comece por períodos mais curtos e menos velocidade, com o tempo vá aumentando a sua velocidade e o tempo.

2 – Natação

A natação é uma atividade que possui diversos benefícios. Dentre esses diversos benefícios estão dois muito importantes: a melhora do processo cardiorrespiratório e o baixo impacto nas articulações. Muito indicado para pacientes com problemas pulmonares, pacientes com artrite, artrose, fraturas prévias ou outros problemas articulares que impeçam atividade de forte impacto.

3 – Esteira

Para os que preferem a academia e a rotina de treinos, a esteira é uma boa aliada no combate a doenças cardiovasculares. A caminhada com a velocidade entre 4 e 6km/h é um excelente exemplo de exercício para a nossa lista.

É importante lembrar que essas atividades devem ser feitas com autorização ou indicação do seu cardiologista. Além da autorização médica, as atividades devem ser sempre acompanhadas por profissionais especializados. Praticar exercícios sem a autorização ou sem a supervisão de um profissional pode ser extremamente prejudicial à saúde.

A recomendação inicial é que se faça, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física moderada. O que equivale a 30min 5x na semana ou 50 minutos 3x na semana, no mínimo!

Portanto, antes de iniciar qualquer exercício procure seu cardiologista para uma avaliação detalhada e deixe a preguiça de lado!!!!

Para esta e mais dicas de saúde, fique ligado aqui no nosso site e deixe seu comentário para que possamos saber os assuntos que você quer ler.


Dra. Danielle Salaorni de Resende
Cardiologista – CRM: 121434
dradanielleresende@cardiourologia.com.br
www.cardiourologia.com.br