Avaliação pré-operatória visa identificar os potenciais riscos pós-operatórios bem como melhorar a condição clínica do candidato a cirurgia a fim de reduzir as complicações que envolvem todo o procedimento cirúrgico desde a internação até a alta hospitalar. 

Informar o paciente, a família e a equipe cirúrgica sobre os possíveis riscos relacionados à intervenção. Estabelecer novas rotinas, modificar a indicação cirúrgica de acordo com a avaliação realizada. Unificar a linguagem utilizada com a equipe multiprofissional, paciente e familiares.

Cabe ao cardiologista realizar a avaliação pré-operatória do paciente que se submeterá a um procedimento cirúrgico feito através de uma boa história clínica, exame físico e exames complementares de acordo com as condições de saúde do mesmo.

É direito do paciente saber de forma clara e sem dúvidas sobre todo o processo que se submeterá bem como os riscos e benefícios da indicação que se dá em conjunto com o cirurgião e o cardiologista a fim de que possa seguir as orientações médicas com segurança.