A andropausa, também conhecida como menopausa masculina ou DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino), acontece quando se iniciam as alterações físicas e psicológicas nos homens devido a queda do hormônio masculino testosterona. O nível deste hormônio começa a cair naturalmente desde os 30 anos de idade e estes sintomas geralmente se manifestam a partir dos 50 anos de idade.

Muitos homens ficam com dúvidas a respeito deste período e estas dúvidas são voltadas para questões sobre mudanças no seu organismo, sobre a capacidade de reprodução e também, a respeito da reposição hormonal masculina. Veja algumas informações importantíssimas sobre o tema:

Características apresentadas nos homens com andropausa

Algumas alterações físicas e comportamentais podem aparecer nos homens durante a andropausa. A gordura corporal passa a aumentar consideravelmente, da mesma maneira que diminui a massa muscular. Em alguns casos, há a tendência da pessoa ficar mais suscetível a ter anemia, osteoporose e até mesmo diabetes!

Pelo lado sexual, é comum que alguns homens tenham diminuição do desejo de ter relações, e, da mesma forma, o desempenho sexual pode diminuir, uma vez que muitos passam a ter maior dificuldade de ereção neste período.

Em casos mais graves, algumas pessoas podem ter problemas para se concentrar e ter uma melhor memória, o que pode gerar apatia e até mesmo depressão. Os valores de testosterona no homem começam a diminuir gradativamente a partir dos 30 anos.

Quanto à capacidade reprodutiva

Quando uma mulher chega na menopausa, há a incapacidade reprodutiva no sexo feminino pela falta de óvulos. No entanto, isso não acontece quando os homens chegam à andropausa porque os espermatozoides não deixam de ser produzidos pelo testículo, apenas há a diminuição da sua quantidade. Portanto existe a possibilidade de reprodução enquanto existir qualquer produção de espermatozóides!

Como funciona o tratamento de reposição hormonal

Para que os homens sintam menos, ou até mesmo eliminem, os sintomas da andropausa, existe a TRT, terapia de reposição da testosterona. Este tratamento é indicado para todos aqueles pacientes que apresentam queixas causadas por esta deficiência e é feito com a reposição do hormônio. Durante o tratamento o homem experimenta uma melhora importante da sua qualidade de vida através da melhora da força bem como aumento da massa muscular e aumento do vigor físico. Com uma maior presença das células vermelhas do sangue, a capacidade de memorizar ficará melhor e o risco de anemia diminuirá. Além disso, este tratamento permite o aumento do HDL, considerado como o colesterol bom, e melhora dos padrões de glicose no sangue.

Porém, há alguns riscos deste tratamento. Pacientes com câncer de próstata não devem realizar a reposição hormonal, pois esta doença pode se agravar. Poderá também haver o crescimento não benigno da próstata, bem como piorar a apnéia do sono, ou seja, interromper a respiração ao dormir. Além disso, o tratamento pode reter água e minerais, o que pode agravar a hipertensão arterial.

Faça uma avaliação sobre poder fazer uma reposição hormonal

Se você, homem, se identificou com estes problemas e acha que pode estar nesta situação, procure um Urologista para uma boa consulta médica e avaliação clínica! Nesta consulta será feita uma investigação sobre possíveis contra indicações ao tratamento e muita orientação de como ele será realizado.

Se você não tem nenhuma contraindicação, poderá se tratar, tendo uma vida cada vez melhor, com mais saúde e com mais vigor!

Dr. Bruno França de Resende
Urologista – CRM 120227
dr.bruno@cardiourologia.com.br
Instagram e Facebook: @drbrunoresende
www.cardiourologia.com.br