Pesquisa com 5.000 homens de seis capitais brasileiras (São Paulo, Rio de janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre) feita pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que 44% dos pacientes nunca foram ao Urologista e nem fazem os exames preventivos. Isto demonstra que o homem brasileiro cuida mal da própria saúde, não necessariamente apenas em relação aos problemas da próstata.

Este levantamento também identificou que 51% dos entrevistados nunca fizeram a dosagem de testosterona no sangue e que somente 37% disseram saber o que significa andropausa. A andropausa é o período que tem início por volta dos 50 anos com queda dos níveis sanguíneos do hormônio masculino testosterona. Esta queda pode estar relacionada à problemas na parte sexual e também em outras áreas do corpo como: aumento da porcentagem de gordura na composição do corpo, perda de massa muscular e do vigor físico, alteração na capacidade de concentração, piora no padrão de sono e irritabilidade.

A SBU defende a ampliação de Centros de Saúde do homem com atendimento no SUS visando um aumento do acesso da população masculina aos exames preventivos e aumentando o esclarecimento sobre os temas mais comuns tratados pelo urologista.

Nós da Cardiourologia também nos preocupamos muito em orientar os pacientes de uma forma simples e didática sobre todos os temas que podem ser abordados pelo Urologista e por isto postaremos a cada 15 dias textos sobre temas mais importantes sobre a especialidade e a cada semana um vídeo com explicações feitas pelo nosso Urologista Dr. Bruno Resende!